(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

8 opções de lazer para quem quer morar em Floripa

21 mar 2021

8 opções de lazer para quem quer morar em Floripa

Floripa, como é carinhosamente conhecida a capital catarinense, conta com uma grande oferta de passeios para todos os gostos. As opções são infinitas para quem quer morar em Floripa: são mais de 40 praias, museus, igrejas históricas, sambaquis e tours gastronômicos imperdíveis.

Foi difícil escolher a seleção dos melhores passeios, então separamos 8 opções de lazer para você que está pensando em morar em Floripa. E mesmo que você não faça tudo isso de uma só vez, já vai saber de antemão os melhores tours e terá programação garantida por um bom tempo.

Confira este guia prático.

Mercado Público de Florianópolis 

O Mercado Público de Florianópolis é um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico. Localizado no Centro, pertinho da rodoviária e do terminal de ônibus (Ticen), o Mercado chama atenção pela quantidade de bares e restaurantes.

Se você vem à cidade, vale a pena passar algumas horas por aqui, e melhor se for no horário do almoço para provar as delícias dos restaurantes. Também há várias lojinhas de artesanato com o trabalho das rendeiras, as famosas e históricas bordadeiras da Ilha com as delicadas peças de bilro. 

Aproveite e caminhe pela região para visitar a Feira Pública, que fica a poucos metros do Mercado, no Largo da Alfândega. Produtores vendem frutas, verduras, queijos, embutidos, biscoitos, pães, doces e a famosa farinha de mandioca catarinense. 

Caminhada na Beira Mar Norte

Ainda que com tráfego intenso, a Beira Mar Norte é um local muito agradável para passeios a pé. O calçadão é frequentado pelos moradores da região central, pelos esportistas de plantão e rende algumas fotos bacanas em frente a orla bem cuidada.

É por estes lados que está o Beiramar Shopping, muitos hotéis de rede, restaurantes e onde acontecem várias maratonas de corrida na cidade.

Poção do Córrego Grande

Situada no Parque Municipal do Maciço da Costeira, ao final da pequena Trilha do Poção, a cachoeira é conhecida pela sua encantadora piscina natural, a maior e mais visitada pelos moradores do bairro Córrego Grande

Concorrida nos dias de calor escaldante por sua sombra e água fresca, a Trilha do Poção também cativa pelo burburinho do pedregoso rio que acompanha quase todo o seu trajeto, com direito ao canto dos pássaros no alto do arvoredo.

Além do poção, existe outra piscina chamada “Pocinho”. Com águas rasas, costuma fazer a alegria das crianças. Na primavera, é a vez das garapuvus, árvore frondosa nativa da Mata Atlântica, serem notadas ao longo do trajeto, pintando a trilha de amarelo e deixando-a ainda mais charmosa.

Mirante da Lagoa

O mirante com localização pra lá de especial é o Mirante da Lagoa. Com vista para a Lagoa, as dunas da Joaquina e para o oceano, nas noites de lua cheia, é um lugar excelente para apreciação, pois dá a impressão que a lua está nascendo dentro do mar. Um espetáculo da natureza.

Como o acesso é bem fácil para quem está de carro, vale a pena uma parada rápida e se deliciar com um caldo de cana durante o dia. A visitação e o estacionamento do mirante são gratuitos.

Ilha do Campeche

Famosa pelo visual caribenho, aquele azul translúcido e areia clarinha, é uma das paisagens mais lindas da Ilha. Para chegar lá, a opção recomendada é pegar um barco na Praia da Armação ou no Campeche. 

A Praia da Enseada é a única aberta, as águas são calmas e sem ondas, perfeito para crianças, que podem brincar no mar com tranquilidade. É possível fazer mergulho e observar a vida marinha – então vale a pena levar o seu snorkel ou alugar um por lá. 

Existe apenas um restaurante na Ilha, então é recomendado levar de casa seu lanche, já que ele pode ficar bastante cheio, a depender do período de visita, principalmente na alta temporada. Se você é aventureiro, vai gostar das trilhas cercadas de sambaquis, mas somente com um guia autorizado.

Passeio de barco em Canasvieiras

O passeio mais tradicional costuma sair de Canasvieiras, localizado no Norte da Ilha, e dura cinco horas. Além da navegação por diversos pontos, inclui algumas paradas, como a Fortaleza de Santa Cruz e a Ilha de Anhatomirim, a Alcatraz brasileira.

É uma ilha rochosa de 4,5 hectares de extensão e rica em biodiversidade, principalmente marinha, já que muitas estrelas do mar, golfinhos e outros peixes habitam as 3 praias localizadas na Ilha de Anhatomirim.

O passeio é popular durante o verão e na baixa temporada as saídas não são regulares, portanto, faça uma consulta prévia com as agências de turismo.

Parada gastronômica no Ribeirão da Ilha

Localizada a 20 km ao Sul do Centro, o Ribeirão da Ilha é um vilarejo com excelentes opções de lazer para quem quer morar em Floripa, pois é uma viagem histórica, dentro das tradições da pesca e dos açorianos.

Além das construções coloniais bucólicas e pitorescas, quem vai até lá costuma estar interessado em mais uma coisa: ostras. A vila é famosa pelas suas fazendas de ostras, e pelos restaurantes que tem a iguaria como carro chefe.

Um dos pontos mais visitados é a Igreja Nossa Senhora da Lapa, situada no Centro Colonial, com arquitetura seguindo a mesma linha. O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e incluído na Área de Preservação Cultural.

Mergulho nas piscinas da Barra da Lagoa

Mesmo que você não seja o tipo que se joga de cabeça na água, vai se encantar tanto com o visual das piscinas que talvez sinta vontade de mergulhar. As piscinas são muito frequentadas por jovens que gostam de saltar das pedras e como a piscina é funda, não há nenhum risco. 

Para chegar até as piscinas, você terá que fazer uma pequena trilha durante 20 minutos que não exige muito esforço. Além disso, você pode parar na Prainha da Barra, com águas calmas e mansas, que também pede uma parada para um mergulho ou para tirar fotos.

Bônus: Ponte Hercílio Luz

O cartão postal mais famoso de Floripa ainda não foi citado: a Ponte Hercílio Luz. Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a ponte é a primeira ligação entre a Ilha e o continente e teve sua construção iniciada em 1922, foi inaugurada em 1926, mas só ficou pronta em 2019.

Trata-se de uma obra clássica da engenharia internacional que foi tombada como patrimônio histórico e artístico, o mirante da Praça Hercílio Luz, fica ao lado do simpático Parque da Luz. 

Gostou das dicas? Visite o nosso blog e saiba tudo sobre como é morar em Floripa.

Unil Imóveis