(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Bairro Córrego Grande em Florianópolis: Guia Completo

04 out 2019

Bairro Córrego Grande em Florianópolis: Guia Completo

Florianópolis é uma cidade diferenciada por unir belezas naturais com bairros bons, que tem de tudo um pouco e, de quebra, são muito seguros, tanto para quem quer morar sozinho ou para quem deseja morar com a família. 

Uma opção ótima é o Córrego Grande. É uma região residencial heterogênea, pois tem ruas tranquilas e residenciais e alguns lugares movimentados à noite, muito frequentados por universitários.

Tem ruas acessíveis para passear com o pet, pedalar e, como tem tudo pertinho, como mercados e praças, dá para fazer tudo à pé.

Gostou? Conheça o melhor o bairro Córrego Grande neste post.

História do Bairro Córrego Grande

O Bairro Córrego Grande fica na porção Centro-Oeste da Ilha de Florianópolis. O nome do bairro se refere a um córrego que percorre toda a região e faz parte da bacia do Rio Itacorubi. Esse córrego ficou famoso pela prática de lavação de roupas, importante fonte de renda do passado.

Até meados da década de 60, o Córrego Grande tinha sua economia baseada na agropecuária. Com a instalação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos arredores e o advento de novos empreendimentos, as chácaras e fazendas cederam lugar aos loteamentos e prédios que vemos hoje. 

Desde então, houve uma súbita mudança no modo de vida, de trabalho e costumes do bairro. A região mistura prédios, loteamentos voltados à população de classe média e alta, remanescentes de pastos com criação de gado e uma significativa área verde. 

Localização e principais acessos

O Córrego Grande está situado entre os bairros Pantanal, Trindade, Santa Mônica e Itacorubi. É perto do shopping do Iguatemi e abriga uma pequena parte do campus da UFSC, incluindo o Departamento de Engenharia Civil da UFSC.

A principal via do Córrego Grande se chama João Pio Duarte Silva e concentra boa parte do comércio local. Nela podemos encontrar restaurantes, bares, prédios comerciais, academias, farmácias, campo de futebol, escolas e diversos serviços. 

Opções de lazer no Córrego Grande

É impossível falar do Córrego Grande sem mencionar a mais urbana das cachoeiras de Floripa. A apenas oito quilômetros de distância do Centro e ao lado do campus da UFSC, o famoso Poção do Córrego Grande é o mais importante manancial da bacia hidrográfica do Itacorubi. 

O Poção é a única parte do Córrego que não sofreu com a poluição, a água é limpa e apta para banho. A parte alta do Poção é cheia de cachoeiras e pequenos poços, um oásis para moradores e universitários nos dias de calor e, mais do que um refúgio, é uma das alternativas de lazer naturais para banho e para a prática de trilhas. Depois, ele atravessa todo o manguezal e desagua na baía Norte. 

Na geral João Pio Duarte Silva, tem o Parque Ecológico do Córrego Grande, com 22 hectares de área verde. É também conhecido como Horto Florestal, por abrigar o Horto Municipal e disponibilizar gratuitamente de mudas nativas da Mata Atlântica ou hortaliças para qualquer pessoa que deseja plantar.

O parque possui uma pista de caminhada, quiosques para piquenique ou para praticar yoga, parque infantil, uma academia de ginástica ao ar livre e duas quadras de vôlei de areia.

Além de uma grande variedade de plantas nativas, tem um riozinho com patos, coelhos e galinhas no entorno, um grande número de pássaros, como tucanos e gralhas, mamíferos como saguis e gambás e répteis como jabutis e até jacarés-do-papo-amarelo.

O parque é a sede do departamento de educação ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que ministra cursos de conscientização ecológica nas escolas e também oficinas de manuseio correto do lixo e óleo de cozinha, ali mesmo no parque.

Onde comer 

Há uma intensa variedade de restaurantes, lanchonetes, cafés, padarias, sushis e food trucks na João Pio Duarte Silva.

Famoso na região por agitar a vida noturna, o Chopp do Gus tem atrações musicais e muita azaração. Pra quem opta por mais tranquilidade e não dispensa a boa gastronomia, há diversas hamburguerias e food trucks, também com música ao vivo.   

O Córrego é uma região muito rica em gastronomia, você vai encontrar desde restaurantes com preços acessíveis, lanches ou restaurantes com pratos sofisticados.

Vantagens de morar no Córrego Grande

Por ser uma região com vida universitária muito ativa, é um bairro que nunca pára, é ideal para jovens e universitários. A vantagem de ser uma região assim, é que quase não há violência e não é perigoso andar à noite na rua. 

O Córrego é uma região famosa pela prática de carona para estudantes que moram em lugares mais afastados da UFSC. É muito comum os jovens “puxarem o dedão” no início da João Pio Duarte Silva ou levarem plaquinhas para pedir carona. É uma prática segura que gera amizades e parcerias, que não se vê em lugar nenhum do Brasil!

Outra vantagem nesse bairro, é a mistura equilibrada entre natureza e o cosmopolitismo. O Córrego Grande é tão perto de postos de gasolina, ciclovias e de residências confortáveis, quanto das belezas naturais com árvores nativas e trilhas que dão para as cachoeiras. 

É o equilíbrio perfeito para quem quer morar bem, ter tudo pertinho e gosta da serenidade do verde.

Quer mais? 

O bairro está crescendo muito e tem diversas opções de condomínios novos e conjuntos residenciais para toda a família.

Acesse o nosso site agora mesmo e conheça todas as opções disponíveis.

3 comentários em “Bairro Córrego Grande em Florianópolis: Guia Completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *