(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Bairro Itacorubi em Florianópolis: Guia Completo

30 out 2019

Bairro Itacorubi em Florianópolis: Guia Completo

Continuamos com mais uma edição da série “Guia dos Bairros”. Desta vez o escolhido é o Itacorubi. O bairro é conexão para muitas das atrações da Ilha, como o centro histórico e a região das praias. E como é morar no bairro em si?

O Itacorubi está se tornando um dos lugares mais atraentes de se morar na capital. Com localização privilegiada e perto de várias facilidades, o bairro atrai os olhares de quem busca viver com qualidade de vida, em meio ao fomento tecnológico.

Confira abaixo como é morar no Itacorubi e porque ele pode ser o bairro certo para você.

História e estilo de vida do Itacorubi

O nome Itacorubi vem do tupi-guarani e quer dizer “rio das pedras esparsas”, é um bairro de Florianópolis situado na Bacia do rio Itacorubi entre os bairros Santa Mônica, Córrego Grande e Trindade.

Antigamente, a região contava com práticas rurais que ia desde chácaras para plantações, pastos para criação de gado até pesca para alimentação das famílias. No Morro do Quilombo, despontaram as plantações de café e a produção de carvão mineral. 

Na década de 1960, o Itacorubi foi escolhido para sediar novos empreendimentos agropecuários. O cenário do bairro começou a abrigar diversos órgãos públicos, fazendo com que prédios, loteamentos e novas casas fossem construídos para acomodar os servidores dessas repartições. 

A rodovia SC foi pavimentada, facilitando o acesso ao Leste da Ilha. Todos esses empreendimentos deram origem a um novo Itacorubi, menos rural e mais moderno.

Localização e principais acessos

O bairro fica na região central da Ilha, ao longo do caminho que vai para a Lagoa da Conceição e as praias do leste. Além disso, está a pouco minutos do centro – cerca de 10 km. Tem acesso fácil à SC-401 que liga o bairro às praias do Norte da Ilha e a poucos minutos da Lagoa da Conceição.

O Manguezal do Itacorubi é considerado o maior mangue urbano do mundo e também o manguezal mais atingido pela influência do homem, pois sofreu seguidas agressões para dar espaço ao antigo aterro sanitário da cidade (hoje desativado), à Avenida Beira Mar Norte e à Avenida da Saudade. 

É um bairro com boa infraestrutura, uma vez que vários órgãos do poder público do Estado, em sua maioria ligados aos setores agropecuário e industrial, estão concentrados no bairro. Dizem os manesinhos (nome popular que designa os nativos da Ilha) que o ex-jogador de tênis Gustavo Kuerten é morador do Itacorubi. 

No Itacorubi também situa-se a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) e é próximo do Hospital Universitário (HU).

Principais empreendimentos 

Opções de lazer 

O Shopping Iguatemi é o shopping mais próximo, há cerca de 3 quilômetros de distância. Com uma variedade de lojas, opções de lazer e praça de alimentação, o Iguatemi é um ponto de encontro para quem deseja pagar contas, se divertir, fazer comprar no supermercado ou ver um bom filme.

O Jardim Botânico de Florianópolis conta com 19 hectares e está localizado às margens da Rodovia Admar Gonzaga. O espaço possui circuito de caminhada e corrida, gramado ao redor de um pequeno lago, espaço de lazer, pontos para a prática de slackline, quadra de beach tênis, horta comunitária, parque infantil e um centro de exposições.

Onde comer

A Avenida Madre Benvenuta está se consolidando como rota gastronômica, conta com uma variedade de restaurantes e cafeterias, como a Forneria Catarina, Ichiro Sushi Bar e Via Madre. Para a vida noturna conta com diversos bares, botecos que fazem parte da região e completam o eixo gastronômico que fica ao lado do shopping Itacorubi.

Na Avenida ainda há diversas opções de lanches, como casas especializadas em hambúrgueres e hot dogs, incluindo um dos mais prestigiados de Florianópolis como o Soul Gourmet, que já foi considerado pela VEJA como o melhor hambúrguer de Santa Catarina.

Vantagens de morar neste bairro

Muitos fatores contribuem para afirmar que vale a pena morar no bairro Itacorubi. Com calçadas e ciclovias, a mobilidade do bairro que é favorável aos moradores, é possível fazer tudo a pé ou de bicicleta, muito importante pensar nisso hoje em dia por conta do impacto ambiental causado pelos carros.

O acesso a outras regiões pode ser rápido e fácil. A localização estratégica é ponto de conexão entre outros bairros de Floripa, e por isso, o movimento no Itacorubi pode ser intenso em alguns horários. De qualquer forma, esse trânsito é compensado pela praticidade de viver na região.

O bairro abriga Universidade Estadual e colégios que são referência na Ilha e compõem a estrutura do bairro. Funcionalidades do cotidiano, como padarias, farmácias e mercados, também não faltam.

Novidades estão sempre surgindo no Itacorubi. O bairro tem grande rotatividade de pessoas que trabalham ao redor e curiosos a passeio. Felizmente o comércio está sempre inovando para suprir a demanda por novas experiências. 

Qualidade de vida no bairro em que se mora é fundamental, não é mesmo? 

O Itacorubi oferece academias de ginástica, box de crossfit e outras modalidades para quem busca por atividades físicas e qualidade de vida.

A vida no Itacorubi pode surpreender. E está cheia de oportunidades aguardando novos moradores para desfrutar delas. Que tal checá-las aqui e começar a realizar esta possibilidade?

Confira nossas opções de imóveis no Itacorubi em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *