(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Bairro Estreito em Florianópolis: Guia Completo

16 set 2019

Bairro Estreito em Florianópolis: Guia Completo

Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias e pontos turísticos de tirar o fôlego, a cidade conta com excelente qualidade de vida.

No entanto, é comum as pessoas ficarem na dúvida sobre alugar um imóvel na Ilha ou no Continente e, mais ainda, a escolha sobre qual bairro morar não é fácil.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, a Unil Imóveis criou um post com diversas informações e curiosidades sobre o bairro Estreito. 

Confira!

História e Estilo de Vida

O Estreito foi incorporado a Florianópolis em 1944 e recebeu esse nome pela localização na parte mais estreita do mar, que liga o continente à Ilha de Florianópolis. Nele encontram-se as pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. 

Até a inauguração da Ponte Hercílio Luz em 1926, a principal via utilizada no percurso Ilha-Continente era a marítima. No entanto, as condições climáticas deveriam ser favoráveis para que as travessias pudessem ocorrer. Por conta disso, o bairro possuía diversas estalagens que se encarregavam de abrigar comerciantes e forasteiros. 

Por ali também havia um importante abatedouro; o gado que chegava da região serrana era abatido no Continente e transportado para a região insular via mar. Desse modo, não demorou muito para que o Estreito se tornasse um importante ponto de trocas culturais e econômicas.

O bairro cresceu tanto que se tornou uma região muito dinâmica, pois mescla grandes condomínios e prédios residenciais com uma verdadeira infinidade de opções em termos de comércio e lazer. No quesito saúde, há a Policlínica do Continente, o Hospital Florianópolis e diversas clínicas.

Localização e principais acessos do bairro Estreito

A localização é um dos pontos fortes desta localização, pois permite fácil acesso tanto para quem vem da ilha, quanto para quem vem de municípios vizinhos. O bairro está situado na parte continental do município de Florianópolis, a oeste, entre os bairros de Coqueiros, Capoeiras e as baías Norte e Sul. 

A principal avenida do bairro chama-se Fúlvio Aducci e é nela que se concentra a maior parte do comércio e das opções gastronômicas da região. É possível encontrar filiais de grandes supermercados e atacadistas na avenida.

Concluída em 2012, a Beira-mar Continental possui ótima estrutura e uma belíssima vista da Ilha. Com ciclovia e pista de caminha adaptada a deficientes visuais, o local é um convite ao lazer e à contemplação. A Beira-mar é famosa pela prática de esportes e também para grandes eventos, como a Maratona de Floripa e a festa de Réveillon.

Opções de Lazer

No coração do bairro, fica o estádio Orlando Scarpelli, sede do Figueirense Futebol Clube, que além de receber os jogos dos principais campeonatos de futebol do país, também serve de palco para alguns os principais eventos culturais da cidade. 

Em termos de lazer ao ar livre, o Bosque Pedro Medeiros possui uma ampla área verde com árvores nativas da Mata Atlântica, viveiros com animais, espaço para piquenique, área de lazer infantil e trilhas para caminhada. É um verdadeiro oásis na região continental, com programação cultural divertia para todas as idades. 

No Estreito ainda encontramos a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, que oferece cursos e desenvolve projetos gratuitos para a comunidade local e o Museu do Presépio, que guarda diversos modelos de presépios feitos de diferentes materiais.

Onde comer no bairro Estreito?

O bairro está muito bem equipado com restaurantes, bares, cafés, churrascarias e panificadoras. 

Localizado nas principais Avenidas do Bairro Estreito que dão acesso a região continental, o Jardins Vila Gastronômica traz o conceito de Food Truck, uma praça de alimentação sobre rodas. O parque contém praça de alimentação coberta, estacionamento, segurança e banheiros. O parque conta com 10 Food Trucks das mais variadas opções culinárias, atendendo a todos os gostos e sabores.

Para quem quer conhecer um pouco da cultura açoriana, tradicional da Ilha, tem o Maricota Café, que oferece uma união de cultura e artesanato, em um ambiente sofisticado e aconchegante. Traz elementos como a renda de bilro, fotos de Floripa, personagens do folclore e fachadas de prédios históricos da cidade. Também serve opções fit. 

Pra quem não dispensa uma comida prática, ideal para a correria do dia a dia e ainda com preços acessíveis, a rua Santos Saraiva conta com todo tipo de restaurantes, nos mais variados preços. 

Unil Imóveis