(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Florianópolis é uma ilha? Saiba tudo sobre a Ilha da Magia

29 jan 2021

Florianópolis é uma ilha? Saiba tudo sobre a Ilha da Magia

Florianópolis é uma ilha que faz parte de um conjunto de arquipélagos, e é a maior em dimensão e também é a mais habitada. A Ilha de Anhatomirim, Ilha do Campeche, Ilha do Francês, Ilha dos Ratones e Ilha Galés são as principais ilhas que a cercam.

Sua principal característica é ser longa e estreita, fazendo com que as ruas sejam muito apertadas. Floripa é famosa pelas suas praias paradisíacas, lagoas, dunas, Mata Atlântica preservada, arquitetura colonial e sítios arqueológicos, além de boates badaladas e restaurantes cinco estrelas.

Quer conhecer um pouco mais sobre Floripa? Saiba tudo sobre a Ilha da Magia.

História de Florianópolis

“Ilha de Santa Catarina” foi o nome de batismo dado por Francisco Dias Velho, o fundador do povoado, que em 1673 chegou ao local no dia de Santa Catarina. Após se tornar vila, seu nome passou a ser Nossa Senhora do Desterro. Em 1823, a vila elevou-se à cidade e o nome Desterro passou a ser usado. 

Em 1894, o governador do estado Hercílio Luz mudou o nome da cidade para Florianópolis em homenagem ao então presidente da República, Floriano Peixoto. No século XX, a cidade passou por grandes transformações, como a implantação de energia elétrica, fornecimento de água e instalação da rede de esgoto.

Em 1920 a Ponte Hercílio Luz começou a ser construída, mas foi inaugurada somente em 2019. Duas outras pontes ligam a área continental à ilha: a ponte Colombo Salles e a ponte Pedro Ivo Campos, inauguradas em 1975 e 1991, respectivamente.

Mas por que Ilha da Magia?

Agora que você já sabe que de fato Floripa é uma Ilha, deve estar se perguntando o porquê do apelido “Ilha da Magia”. O nome instigante dado à capital catarinense faz jus ao que ela mostra a quem a visita. De fato, o misticismo está presente no ar da cidade e dos manezinhos, que são os moradores nativos.

Em um primeiro momento, Floripa é um lugar com belezas que agradam aos olhos e até os menos sensibilizados se apaixonam. A magia é tanta que grande parte de quem mora diz que veio somente para visitar, mas acabou fascinado e a escolheu como lugar para viver. 

Em segundo lugar, a Ilha da Magia possui um rico folclore que é difundido pelos nativos, antigos pescadores e seus descendentes. A figura lendária mais famosa são as bruxas. Contam as lendas que elas de fato existiram e foram acolhidas na Ilha para não serem mortas da Inquisição em Portugal e foram elas as responsáveis por espalhar encantos e feitiços. 

Características de Florianópolis

A ilha de Santa Catarina faz parte de um arquipélago composto por mais de 30 ilhas, mas nem todas pertencem ao município, e está dividida em 5 regiões: Central, Norte, Leste, Sul e Continental, com 12 distritos e 48 bairros ao todo.

  1. Região Norte: é a mais procurada pelos turistas, pois possui uma infraestrutura completa de serviços e atrações turísticas, além das praias de águas claras e calmas: Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses do Rio Vermelho e Ratones;
  2. Leste da Ilha:  lugar mais descolado e hippie, é famosa por seus atributos naturais, como as dunas e a Lagoa da Conceição. Concentra as práticas de esporte na água como stand up, caiaque e windsurf: São João do Rio Vermelho, Barra da Lagoa e Lagoa da Conceição;
  3. Região Sul: estão as áreas verdes mais preservadas e mantém a arquitetura da época colonial, com praias de ondas medianas que são perfeitas para a prática do surf: Campeche, Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha;
  4. Região Central: é considerado o marco político e comercial da cidade, concentra o ambiente urbano e abrange o bairro do Centro e outros 12 bairros nos arredores, tanto da Ilha quanto da parte continental.

Como é morar em Florianópolis?

Segundo o IBGE, Florianópolis tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais alto do Brasil, com educação, saúde e alta empregabilidade em diversos setores. A presença de importantes faculdades do país, variadas opções de lazer e o estilo de vida praiano, fazem de Floripa uma das capitais mais procuradas para morar.

Em 2018, a capital foi uma das poucas cidades do país que teve alta nos preços de venda dos imóveis. Nos últimos 10 anos, a região teve um aumento de 33% no número de habitantes, o maior resultado entre as capitais. Por isso, é muito fácil encontrar bons lugares para morar, tanto para compra quanto para locação.

Agora que você já sabe tudo sobre a Ilha da Magia, se alguém te perguntar se Floripa realmente é uma Ilha, você pode responder com todas as letras que sim. Nós da Unil Imóveis nos orgulhamos de trabalhar na encantadora Floripa ao oferecer os melhores imóveis. 

Conheça todas opções em nosso site!

Unil Imóveis