(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Florianópolis x São Paulo: características de cada região

12 fev 2021

Florianópolis x São Paulo: características de cada região

Você já sentiu vontade de largar tudo e morar numa capital diferente? É claro que uma das cidades mais concorridas é São Paulo, mas Florianópolis é o Vale do Silício nacional e não fica para trás. Então, entre Florianópolis x São Paulo: quais são as características de cada região?

Para mudar de cidade de maneira segura e tranquila é necessário considerar uma série de fatores e, dependendo da distância, muitos custos podem estar envolvidos. Então, a palavra-chave para evitar dor de cabeça é planejamento e conhecer bem o lugar que você deseja fazer sua mudança.

Embora possa parecer uma ideia maravilhosa — e é mesmo! —, antes de fazer as malas e dizer “tchau!” para todo mundo, é bom estar preparado e consciente dos desafios que virão. 

Florianópolis x São Paulo: qual das duas cidades vale mais a pena viver? Vem com a gente que selecionamos algumas dicas para tirar suas dúvidas. Vamos lá!

Ano novo, cidade nova

Talvez você seja uma daquelas pessoas que fez uma promessa no início do ano de começar uma vida nova. Talvez você tenha recebido uma oferta inusitada de trabalho. De qualquer maneira, se você está pensando em mudar de cidade, deve primeiro avaliar as circunstâncias que você vive agora, e quais você deseja viver. 

Por exemplo, se você mora numa cidade muito movimentada e deseja experimentar um lugar mais tranquilo, deve avaliar quais cidades preenchem este requisito. Fazer uma boa avaliação sobre as opções de locomoção e locais que você terá que frequentar de acordo com sua rotina é imprescindível.

Avalie a infraestrutura de hospitais e espaços de lazer, a presença de supermercados, farmácias, academias e comércio local, pois o fácil acesso deixa a sua vida muito mais prática. Oportunidades de trabalho, desenvolvimento, segurança e estilo de vida são tópicos importantes também.

Como é morar em São Paulo?

São Paulo é a cidade mais populosa de toda a América Latina. Ela possui uma grande quantidade de multinacionais e um comércio 24 horas. Também é nela em que se encontram algumas das faculdades e universidades mais renomadas do país, como a USP. 

A cidade é separada em cinco regiões geográficas: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. De acordo com uma pesquisa de 2017 do Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo, a zona sul é a região preferida para morar. Em segundo lugar está a zona leste, com destaque para os bairros de Tatuapé e Vila Prudente.

A cidade tem opções culturais infinitas: museus, exposições, cinema, teatros, shows, bibliotecas, boates, centros culturais, parques e até artistas de rua. É possível encontrar eventos gratuitos ou a preços populares. A vida cultural na cidade de São Paulo é pulsante!

Uma das primeiras coisas que precisa ter em mente é que a cidade apresenta um custo de vida elevado quando comparado a outras capitais. Por isso, independente da razão pela qual você pretende mudar de cidade, no momento de escolher um bairro para morar, é importante acertar a região.

São Paulo tem aproximadamente 6 milhões de veículos em circulação. Congestionamentos e pontos de gargalo são uma realidade diária na vida dos paulistanos. Escolher bairros próximos do seu trabalho ou Instituição de Ensino, é quase uma regra para passar menos tempo no metrô ou no tráfego. 

Conheça os bairros universitários de São Paulo:

  1. Vila Madalena. O badalado bairro de Vila Madalena atrai estudantes que gostam de artes, música e vida alternativa. 
  2. Moema. Moema é considerado um dos melhores bairros de São Paulo para estudantes por ser uma região sossegada em uma área privilegiada da cidade. 
  3. Bela Vista.  A poucos minutos da Avenida Paulista e com acesso a inúmeras estações de metrô e linhas de ônibus, esse é um bairro efervescente para quem quer aproveitar o melhor da cidade.
  4. Vila Mariana. Os campi do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da ESPM ficam lá e, por isso, trata-se de uma região que chama muitos jovens, cheia de bares e restaurantes.
  5. Consolação. Trata-se de uma área agitada e badalada, com muitos bares e boates. O que chama atenção é que centros universitários importantes, como Mackenzie e FAAP, ficam ali. 

 A cidade possui muitas oportunidades e vantagens que são capazes de atender aos mais variados interesses. São Paulo é o centro econômico do país e conta com mais ofertas de empregos, motivo que leva muitas pessoas a buscarem a cidade para tentarem uma oportunidade profissional. 

A maior desvantagem de morar em São Paulo é a qualidade do ar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de poluentes aceitável para um metro cúbico de ar é, no máximo, de 20 microgramas. A cidade de São Paulo possui uma concentração de 38 microgramas de poluentes por metro cúbico.

A poluição somada à alta concentração de concreto, torna o ar abafado e com um odor desagradável que leva uns dias para acostumar. Então, se você tem algum problema respiratório, pense duas vezes antes de se mudar para São Paulo.

Como é morar em Florianópolis?

Quando mencionamos Floripa, já vem a mente praias exuberantes e descontração, porém Floripa tem muito mais a oferecer. A Ilha é um elo quase perfeito entre campo e cidade, é idílica e cosmopolita ao mesmo tempo. Tem macacos, cachoeiras e trilhas no meio da cidade, e também tem shoppings, avenidas e apartamentos. 

Morar em Florianópolis é um convite para trabalhar ou estudar e ainda estar em equilíbrio com a natureza. Há inúmeros relatos de pessoas que largaram a loucura da cidade grande e encontraram aconchego e um estilo de vida saudável na Ilha da Magia

Em nível de comparação e guardadas as devidas proporções, o IDH da cidade é até mesmo maior que o de Portugal (0,843), e isso faz da capital catarinense ter um dos maiores índices de qualidade de vida.

Floripa tem uma economia dinâmica, com destaque para os setores da construção civil e comércio, a área da administração pública, tecnológica, inovação e educação. Com uma rede hoteleira e turística bem estruturada, a Ilha é famosa por atender bem ao público e todos os anos atrai milhares de turistas. 

A Ilha de Santa Catarina é dividida em cinco regiões: Central, Norte, Sul, Leste e Continente. Essas regiões, por sua vez, encontram-se divididas em 12 distritos, onde se dividem os 48 bairros.

Alguns dos bairros que merecem destaque em Florianópolis:

  1. Canasvieiras: localizada na região norte da Ilha, esse bairro apresenta tudo que alguém que vai morar em Florianópolis pode desejar: praia, restaurantes, comércio, inúmeras opções de lazer e uma vida noturna bastante agitada.
  2. Campeche: localizado na região sul, apresenta uma praia extensa e com ondas que atraem muitos surfistas. Também é um pólo de pesca artesanal e um bairro muito bom para criar filhos.
  3. Córrego Grande: bairro universitário e com vida noturna badalada, com comércio local forte, ideal para quem quer trabalhar e estudar perto de casa. Fica localizado a 9 quilômetros do Centro.
  4. Lagoa da Conceição: é o bairro mais descolado da cidade e cercado de natureza. A Lagoa é muito frequentada por praticantes de windsurfe, caiaque e kitesurf. A noite ganha vida por meio dos inúmeros bares, restaurantes e casas noturnas.

Outro ponto muito positivo que deve ser levado em consideração na análise de Florianópolis x São Paulo é a grande quantidade de opções de lazer e entretenimento, que são diferentes de São Paulo. Isso porque Floripa oferece maior contato com a natureza, o que é muito recomendável para crianças e para o bem estar e relaxamento. 

As opções são inesgotáveis: praias propícias para a prática de surf, trilhas preservadas, mergulho na reserva marinha do Arvoredo, espaços para praticar yoga e meditação, parapente e passeios de barco em Ilhas deslumbrantes, como a do Campeche e a do Francês. Há também lugares para praticar mountain bike, pista de skate e roller.

Engana-se quem pensa que apenas as atividades ao ar livre recebem destaque: Florianópolis apresenta uma gastronomia rica em pescados, com diversos restaurantes para todos os gostos. Há bares, casas de shows e boates espalhadas pela cidade, ideal para confraternizar com os amigos.

A desvantagem de morar nesse paraíso é o intenso trânsito na alta temporada, período de alta circulação de turistas. Os engarrafamentos estressantes já fazem parte de quase toda cidade grande, então a solução é tentar se locomover de bicicleta ou a pé e escolher lugares próximos do seu trabalho/ estudos para morar. 

Devagar, dá até pra curtir melhor a vista. 

Ao conhecer melhor Florianópolis x São Paulo, já dá pra perceber que Florianópolis tem pontos muito favoráveis, não é mesmo?

Em nosso blog, temos vários artigos para você conhecer tudo sobre Floripa, não deixe de conferir.

Unil Imóveis