(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Morar em Florianópolis ou Blumenau?

01 abr 2020

Morar em Florianópolis ou Blumenau?

Muitas pessoas buscam um município para morar em Santa Catarina e ficam com a seguinte dúvida: devo morar em Florianópolis ou Blumenau?

A verdade é que não há uma resposta direta a essa pergunta. Tudo depende do seu perfil e das razões para se mudar.

Mas podemos, sim, oferecer alguns detalhes que podem ajudá-lo na escolha.

Em primeiro lugar, Florianópolis é segunda maior cidade do Estado de Santa Catarina. Em razão disso, a cidade oferece uma gama maior de atividades culturais, estrutura e lazer para todos os gostos. Blumenau é segura e atrai novos moradores a cada ano devido a elevada qualidade de vida de seus habitantes. 

Você está planejando mudar para Florianópolis ou Blumenau? Então elaboramos esse texto para você! 

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre como é a vida em cada cidade e quais são as principais informações que você precisa ter em mente antes de se decidir.

Boa leitura!

Características de Blumenau 

Blumenau é uma cidade localizada no nordeste do estado de Santa Catarina. O município conta, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, com uma população de 352.460 pessoas.

O município é a cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí, da qual fazem parte também outros quatro municípios: Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. 

Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade é conhecida em todo o Brasil em razão da forte influência da cultura alemã que perdura até os dias de hoje.

Exemplo disso é que Blumenau é a sede maior festa de cerveja do mundo. A Oktoberfest de Blumenau de 2019 teve mais de 70 mil participantes, isso contribui para dinamizar a economia do local.

Além disso, a influência europeia pode ser sentida em todos os cantos da cidade. Seja nos costumes locais, na gastronomia ou, ainda mais característico, a rica arquitetura inspirada no estilo germânico.

A arquitetura é destacada pelo estilo enxaimel, inspirada em antigas casas coloniais, por isso, atrai um grande número de turistas. Os destaques, estão a Prefeitura Municipal de Blumenau e o Teatro Carlos Gomes. 

Também tem o antigo Castelinho de Moelmann, construído em 1978 e inspirado na mais velha prefeitura da Alemanha, na cidade de Michelstadt. Atualmente, funciona no local uma loja de departamentos e os visitantes ainda podem aproveitar para degustar um delicioso chopp artesanal em um deck que dá vista para a Avenida Beira Rio.

O ponto que mais chama a atenção na cidade em razão da tradição alemã é a Vila Itoupava. Localizada a 25 quilômetros do centro da cidade, o local abriga inúmeros moradores que ainda falam alemão e as casas que mantêm o estilo enxaimel, com jardins e gramados muito bem cuidados, floreiras e uma completa infraestrutura para atender os turistas que frequentam o local.

Como é morar em Blumenau?

Um dos principais destaques de Blumenau é o Índice de Desenvolvimento Humano de 0,806, que é considerado muito alto e o coloca na vigésima quinta posição das cidades brasileiras com maior qualidade de vida.

Mas não é apenas isso que faz com que Blumenau seja um excelente local para morar. A cidade também apresenta uma economia consolidada e possui um polo têxtil consolidado, como a Companhia Hering e a Karsten.

Porém, também é necessário destacar que, como qualquer cidade, tem alguns percalços. As enchentes são um dos maiores problemas enfrentados pela população, porém, por serem muito comuns, a cidade adaptou-se a elas.

Por exemplo, no bairro Victor Konder, que fica próximo ao Centro e está disposto em um relevo de baixa altitude, há uma predisposição de 95% de alagamento pelas enchentes.

Por essa razão, uma das características dos prédios que ficam localizados nesse bairro é que os primeiros andares das edificações são destinados a estacionamentos ou áreas para festas. Isso faz com que as residências não sejam atingidas pelas inundações.

Características de Florianópolis

A história de Florianópolis remonta ao século XVI, época em que foi esporadicamente frequentada por navegadores. Existem registros cartográficos espanhóis e holandeses datados do século XVII, século que marca o início do povoamento da região.

Por volta de 1750, cerca de 6 mil portugueses da Ilha de Açores desembarcaram em Santa Catarina. Pelo fato de terem sido transportados de uma parte para outra do mesmo Reino, os açorianos não se sentiam migrantes. Estavam submetidos às mesmas leis, idioma e religião da terra de origem.

Durante sua existência, a cidade de Florianópolis foi conhecida por outros nomes. Ilha de Santa Catarina foi o nome de batismo, dado pelo bandeirante Francisco Dias Velho. Logo, o povoamento se tornou a Vila de Nossa Senhora do Desterro e com a proclamação da república e a cidade passou a ser conhecida por Florianópolis. O nome é em homenagem a Floriano Peixoto, segundo presidente brasileiro. 

De qualquer maneira, sempre podemos nos referir a Florianópolis por meio de seu carinhoso apelido: Floripa.

A capital catarinense é internacionalmente reconhecida pela exuberância de suas praias e de suas paisagens naturais. Polo turístico e capital do estado de Santa Catarina, a cidade apresenta economia focada no turismo, no setor de comércio muito movimentado e também é referência na área de Tecnologia.

Como é morar em Florianópolis?

Quando falamos em Floripa logo vem à cabeça praias paradisíacas e pés descalços na areia. Na verdade, as belezas naturais são um grande incentivo para quem quer morar em Florianópolis.

Por ser uma ilha, a cidade apresenta praias de norte a sul. Abaixo, selecionamos as praias mais belas de Florianópolis:

Além do cenário paradisíaco, Florianópolis é conhecida por apresentar uma alta qualidade de vida. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a Ilha apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, de 0,847.

A cidade possui uma economia dinâmica, com destaque para os setores da construção civil, comércio e turismo. Toda a ilha apresenta uma grande rede hoteleira e turística que atrai todos os anos milhares de viajantes, que vão visitar as praias e curtir os diversos outros atrativos que a cidade oferece. Na parte econômica, destaque para a área da administração pública, de informações, comunicações e educação.

Outro ponto muito positivo que deve ser levado em consideração para quem está pensando em se mudar para Florianópolis: a grande quantidade de opções de lazer e entretenimento. 

Apesar da intensa cultura alemã da cidade de Blumenau, se você não for simpatizante das festas regadas a muito chopp, não vai ter muitas alternativas culturais.

Florianópolis tem entretenimento pra todos os gostos. Para os apaixonados por aventura e natureza, as opções são quase inesgotáveis: praias para a prática de surf, windsurf e kitesurf, mergulho, caiaque e stand up. Há também muitas trilhas e locais para a prática de ciclismo.

Não são apenas as atividade ao ar livre que recebem destaque. Florianópolis apresenta uma gastronomia muito rica, com diversos restaurantes para todos os gostos. Tem um leque imenso de bares e lounges espalhados pela cidade, ideal para o happy hour.

A cidade é repleta de variedades para quem busca roteiros culturais, como os museus Histórico de Santa Catarina, da Imagem e do Som (MIS), de Arte de Santa Catarina (Masc), entre diversos outros. Também recebe destaque a produção local de artesanato, com uma forte tradição de produção de artesanato açoriano e das rendas de bilro, expostos em diversas feirinhas da cidade. .

Após algum tempo morando na cidade você poderá comprovar: morar em Florianópolis vale a pena!

O que levar em consideração ao morar em Florianópolis ou Blumenal?

Escolher um bairro para morar em uma cidade desconhecida pode ser um grande desafio.

Por isso, nós selecionamos os melhores bairros para morar em Blumenau e descrevemos quais são as principais vantagens de cada um desses locais. 

O Jardim Blumenau é um bairro residencial de alto padrão, próximo ao centro da cidade e, por isso, é muito procurado por quem deseja morar em uma localização estratégica.

O bairro Victor Konder é indicado para quem pretende ir para Blumenau para estudar, pois sedia importantes instituições de ensino, como o Senai e a parte do Campus I da Universidade Regional de Blumenal (Furb).

O Centro, sem dúvidas, é o bairro que oferece a melhor localização e abriga várias praças, largos, pontes e monumentos, além de ser muito bem arborizado.O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis conta com 23 hectares de Floresta Atlântica, em excelente estado de conservação.

Florianópolis, apesar de ser uma capital, oferece um custo de vida mais razoável comparada com outras capitais, como Rio de Janeiro ou São Paulo. É uma cidade que reúne conforto e segurança por um menor custo.

É importante saber que a Ilha possui dois principais perfis de moradores. O primeiro é de pessoas que curtem descansar com suas famílias e o segundo é de esportistas que gostam de surfar, fazer trilhas, correr, nadar ou velejar. 

Se você se identifica com o primeiro tipo, vai gostar do bairro Itacorubi, que é bem residencial. Tem a pista da Beira Mar Norte para caminhadas e passeio em família, o Shopping Iguatemi, o Jardim Botânico e o Hospital Universitário (HU) bem próximos. 

Outra sugestão para o estilo de vida tranquilo é o Estreito, bairro completo e com tudo perto, mescla grandes condomínios com residências e apartamentos. 

Se, ao contrário, você gosta de uma vida agitada e com vista pro mar, sugerimos a Lagoa da Conceição e arredores, que são bons para esportes aquáticos e tem diversas academias. São eles: Canto da Lagoa, Rio Tavares, Porto da Lagoa, Fortaleza da Barra e Joaquina. 

Se você vai morar em Florianópolis para se dedicar aos estudos, opte por morar nos arredores da UFSC e da Udesc, que são as principais Universidades da cidade. Trindade, Córrego Grande e Itacorubi são alguns exemplos.

Mudar de casa é um processo que exige muita paciência. A começar pela escolha da cidade, pela procura da casa ou apartamento ideal, depois a mudança em si que traz muita dor de cabeça: caixas espalhadas, frete, objetos perdidos, organizar tudo e uma nova adaptação. 

Ainda tem dúvidas sobre morar em Florianópolis ou Blumenau?

Se você está pensando em morar em Blumenau, pense duas vezes antes de escolher um bairro perto do rio Itajaí-Açú. O maior problema da cidade são as enchentes, principalmente em épocas quentes. O melhor é escolher morar em lugares altos e checar se as ruas adjacentes não alagam, pois corre o risco de você ficar ilhado dentro de casa. 

Fique de olho no imóveis em Blumenau que são muito baratos e podem causar suspeitas, pois provavelmente sofrem com alagamentos. A Prefeitura da cidade disponibiliza uma lista das ruas que mais sofrem com as enchentes, vale a pena conferir antes de adquirir ou alugar um imóvel. 

Para alugar, as imobiliárias de Blumenau exigem dois fiadores, o que pode ser um pouco chato para você que vem de outra cidade.  

A diferença de Florianópolis, é que uma cidade bem desenvolvida então você não precisa se preocupar com enchentes. Se quiser alugar, alguns bairros oferecem contratos diretamente com o proprietário e exigem um ou dois calções no valor do aluguel, que pode ser mais fácil e prático se você precisa mudar com poucas burocracias. 

Mas antes de você ficar estressado, conheça os corretores da Unil Imóveis. Temos experiência de 30 anos no mercado imobiliário e estamos prontos a te ajudar a escolher as melhores opções.

Unil Imóveis