(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Morar em Florianópolis: Vantagens e desvantagens

27 ago 2019

Morar em Florianópolis: Vantagens e desvantagens

Entre tantas capitais que o Brasil oferece para se viver, uma delas vem se destacando por vários quesitos. Nesse caso, precisamos falar sobre as vantagens de desvantagens de Florianópolis.

Será que realmente é possível ter qualidade de vida na capital de Santa Catarina ou é melhor optar por outras cidades próximas, como Balneário Camboriú?

Portanto, se o primeiro passo para descobrir isso é pesquisar por boas fontes de informação, então separe alguns minutinhos para entender de vez todas as vantagens e desvantagens de Florianópolis.

Vantagens de morar em Florianópolis

Natureza

Uma das grandes vantagens da Ilha da Magia é certamente a presença da natureza ao redor.

São 42 praias oficiais (e no total, são mais de 100 contando com a parte continental), além de lagoas de água doce e presença de Mata Atlântica – aliás, de acordo com divulgação de 2015 da Fundação SOS Mata Atlântica, Florianópolis é a segunda capital brasileira com maior área de mata atlântica preservada. 

Então, entre vantagens e desvantagens de Florianópolis, considere essa como uma ótima vantagem: poder construir uma vida em um local realmente bonito e com a presença de redutos da natureza, que formam uma paisagem exuberante e acolhedora. 

Qualidade de vida

Ainda que falemos sobre as desvantagens de Florianópolis logo mais adiante, a qualidade de vida é algo que você precisa levar em consideração ao tomar a sua decisão.

Estamos falando de uma capital brasileira e que conta com essa vantagem: um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) acima da média brasileira, mais precisamente, de 0,847, estando entre os primeiros lugares do ranking. 
Esses números são calculados levando em consideração critérios como renda (PIB per capita), longevidade (esperança de vida ao nascer) e alfabetização – aliás, recentemente Florianópolis foi reconhecida como a capital mais alfabetizada do Brasil.

Vida saudável

Não podemos falar de vantagens e desvantagens de Florianópolis sem citar a qualidade de vida da capital. 

Sim, ela possui seus problemas de cidade grande, mas também não faltam opções para quem desejar viver um estilo de vida saudável e até tranquilo, dependendo do bairro onde pretende viver.

Dá para praticar esportes aquáticos, fazer uma bela caminhada no calçadão da Avenida Beira-Mar admirando o pôr-do-sol, além de ter opções de lazer e também de rica gastronomia. Ou seja, se os moradores trabalham duro, eles também podem usufruir de boas opções que a Ilha da Magia proporciona.

Pólo tecnológico

E por falar em trabalho duro, entre as vantagens e desvantagens de Florianópolis, uma grande vantagem se destaca: a capital catarinense é a Ilha do Silício brasileira. 

Isso mesmo. Como já explicamos melhor neste post aqui, Florianópolis é a capital que lidera o ranking brasileiro no número de startups, mostrando que o empreendedorismo é forte entre a cultura local.

Na prática, essa é uma excelente notícia tanto para quem deseja abrir ou expandir um negócio quanto para quem anda à procura de novos rumos na carreira, principalmente na área de tecnologia. Não é à toa que profissionais altamente qualificados acabam migrando para a ilha, já que ela realmente oferece boas opções de trabalho.

Desvantagens de morar em Florianópolis

Mobilidade

Bom, nem tudo são flores em lugar nenhum do mundo, não é mesmo? Pois entre as vantagens e desvantagens de Florianópolis, precisamos falar sobre a mobilidade da capital – ou melhor, sobre a dificuldade de mobilidade.

Estamos falando de uma ilha que tem apenas uma entrada e uma saída; então, dá para imaginar o verdadeiro nó que o trânsito dá em horários de pico, não é mesmo? Além disso, quem depende de transporte coletivo também passa alguns apertos, principalmente quando precisa se deslocar por grandes distâncias. 

Então, ao morar em Florianópolis, realmente considere escolher um bairro próximo ao seu local de trabalho – isso fará toda a diferença em sua qualidade de vida.

Custo de vida

Bom, tantas vantagens de se morar em Florianópolis, com suas belas praias, acesso a bons postos de trabalho, segurança e lazer também tem um preço: o alto custo de vida.

Como já explicamos aqui neste post, a ilha está no ranking das 10 cidades mais caras para se viver no país – o preço da cesta básica chegou a custar 47,66% do salário mínimo em 2018.

Então, para que essa desvantagem não seja uma realidade para você, é preciso se planejar financeiramente para viver em Florianópolis. Uma boa dica é reunir uma reserva de emergência que cubra, no mínimo, 3 meses de seus gastos fixos para conseguir cobrir contratempos que possam surgir. 

Vantagens e desvantagens de Florianópolis: quais levar em consideração?

Todas. Ao tomar uma decisão, leve em consideração todas as vantagens e desvantagens de Florianópolis; mas saiba que, em se tratando da Ilha da Magia, os benefícios costumam falar mais alto.

Nesse caso, se você já sabe que a capital catarinense pode oferecer a você um bom estilo de vida, acesso a opções saudáveis de lazer, bem como boas ofertas de educação e ensino, realmente considere todo esse custo-benefício para você e sua família. 

Depois de avaliar cada um desses itens, é hora de partirmos para a prática: descubra qual o melhor imóvel para morar em Florianópolis. Existem opções para todos os gostos.

Unil Imóveis