(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Onde morar em Florianópolis perto da UFSC?

03 mar 2020

Onde morar em Florianópolis perto da UFSC?

O momento de escolher uma universidade é sempre cheio de inquietações. Além da profissão em si, outras questões aparecem. Devo mudar ou não de cidade? Escolho uma instituição pública ou privada? É bem comum a decisão de procurar nas capitais um curso superior, já que esses lugares costumam oferecer melhores oportunidades.

Para quem busca o equilíbrio entre o agito de uma metrópole e qualidade de vida, estudar em Florianópolis pode ser uma escolha excelente. Repleta de lugares para visitar, a capital catarinense é sede de duas importantes universidades públicas: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ambas muito próximas uma da outra. 

Neste post, selecionamos alguns bairros que são boas opções de moradia para você que quer morar perto da UFSC, além de dicas de como escolher o seu imóvel. Confira!.

Vale a pena morar perto da UFSC?

Normalmente, quando se pergunta quais as prioridades ao escolher uma região para morar, a praticidade é um dos itens que mais interessam os estudantes. Afinal, a rotina de aulas, estágios e atividades extracurriculares costuma ser bem puxada. Assim, morar perto da universidade é uma ótima saída. 

Algumas regiões de Floripa como Campeche e Estreito são reconhecidas como as melhores praias para viver, mas não necessariamente serão boas escolhas para quem vai estudar. Isso porque a distância, em alguns casos, pode tornar o dia a dia bem cansativo. Sem falar no trânsito e no sistema de transporte público da cidade que não são dos mais organizados.

A UFSC e a Udesc ficam quase coladas uma com a outra e por isso os bairros próximos costumam ser eleitos pelos estudantes como os melhores para morar. Vale muito mais a pena você morar perto do local onde estuda, do que morar num bairro paradisíaco e perder horas se locomovendo. Essa escolha fará toda a diferença!

Conheça alguns exemplos de melhores bairros de Florianópolis para você morar perto da UFSC.

Melhores bairros para morar perto da UFSC 

Trindade

No bairro Trindade está localizado o maior campus da UFSC, com diferentes cursos de Graduação, a Reitoria e o Hospital Universitário (HU). Com a universidade perto, segurança e comodidade são características marcantes da região, graças ao grande número de pessoas circulando. É muito comum ver universitários e professores até tarde nos arredores do campus. 

Para quem pensa na praticidade do dia a dia, o bairro Trindade não deixa a desejar. Com mercados, padarias, lanchonetes e um leque de opções em tele-entrega, é um bairro fortalecido pelo comércio local. O bairro também tem escolas de qualidade, cursos de idiomas e academias, tudo bem acessível para facilitar a vida acadêmica.

Outro ponto positivo de morar no Trindade é a vida noturna agitada, com boas opções de diversão e lazer. A exemplo do Teatro da UFSC, que tem espetáculos bem acessíveis. Grandes projetos sociais são realizados no Centro de Eventos, como oficinas de teatro, dança e artesanato. E, na Concha Acústica, ocorrem shows ao ar livre, que estão na programação cultural da cidade.

Córrego Grande

Logo ao lado do bairro Trindade, está o Córrego Grande, bairro um pouco mais afastado da UFSC, mas não menos importante, pois também é um bairro bem completo e com muitos estudantes transitando.

O bairro é um misto de rural com urbano devido aos remanescentes da cultura de agricultura da região e ao intenso crescimento marcado com a chegada da UFSC. É possível encontrar casas com vacas ou galinhas em meio aos prédios e ruas movimentadas. 

O Córrego Grande tem a famosa cachoeira de água cristalina, a Cachoeira do Poção, que garante contato com a natureza e muita paz. Em meio a diversidade de fauna e flora, também há mercados, restaurantes, lojas, ciclovia e diversos serviços.

Também tem o Parque Ecológico do Córrego Grande, com 22 hectares de mata nativa. É um ótimo lugar para relaxar, estudar, fazer exercícios e praticar yoga

O bairro fica a uma distância de 5 minutinhos de carro e 20 minutos a pé da UFSC, com o upgrade de você poder desfrutar de ar puro e ver saguis na janela da sua casa, então vale muito a pena você adicionar esse bairro na sua lista de possibilidades de moradia perto da UFSC. 

Itacorubi 

O bairro Itacorubi passou por diversas transformações ao longo dos anos, desde plantação de café a sedes do governo com casas populares para funcionários públicos, por isso é fácil conseguir uma moradia com um preço acessível nesta região.

É um bairro que contém tudo, mas fica um pouco mais longe da UFSC, a uma distância de aproximadamente 40 minutos a pé. Então você precisaria de algo para se locomover, uma bicicleta já ajudaria. Normalmente quem procura por esse bairro para morar são os alunos da Udesc.

A vantagem de morar no bairro Itacorubi é ter o shopping Iguatemi bem perto, o Manguezal do Itacorubi com pista de caminhada, corrida, skate e ciclovia. Também tem fácil acesso a todas as regiões de Florianópolis através da rodovia SC Admar Gonzaga.

É melhor alugar ou adquirir um imóvel?

Um dos primeiros pontos a considerar na hora de escolher um imóvel, é a localização. Quer você pretenda comprar ou alugar, se o objetivo é estudar em Florianópolis, os bairros que já citamos são os mais indicados. Mas nada impede que você escolha o Centro, a Agronômica ou mesmo a Lagoa da Conceição, que é um ponto turístico concorridíssimo e com vida cultural badalada. 

O segundo ponto é o tipo de imóvel. Encontrar uma casa, por exemplo, pode ser mais fácil no Córrego Grande ou no Santa Mônica, ambos perto da UFSC. Se a ideia é alugar um apartamento, a Trindade tem mais opções. Cabe ao seu bolso adquirir ou alugar um imóvel, mas a idéia de locação pode ser mais vantajosa se você tem outros planos futuros, que não incluam continuar sua estadia em Florianópolis. 

Outro ponto vantajoso na locação é que você pode dividir moradia com colegas da faculdade. Além de ser mais divertido do que morar sozinho, você também poderá economizar, dividindo todos os gastos. Mas lembre-se: nesse caso, colocar uma pessoa de confiança e fazer um contrato, mesmo que simples, é fundamental para evitar dores de cabeça com inadimplência ou outras confusões futuras. 

Por último, é importante pensar em como você deseja morar. Imóveis maiores são indicados para repúblicas e a divisão das despesas vai facilitar a vida. Se você quer morar sozinho, o ideal é procurar quitinetes, lofts ou apartamentos pequenos.

Se a sua intenção é investir, fique tranquilo! Os bairros próximos às universidades trazem todo tipo de opção de imóvel. A dica é encontrar aquele que melhor se encaixa no seu orçamento e estilo

Agora que você já conhece as melhores opções para morar e estudar em Florianópolis perto da UFSC, veja também como negociar imóveis com segurança com a Unil Imóveis. Temos 30 anos de experiência no mercado mobiliário, com corretores diferenciados. Assim, você garante bem-estar e paz para dedicar-se aos seus estudos.

Unil Imóveis